“Vivemos numa situação de boa saúde da nossa democracia” (Passos Coelho, 05/12/2012)

Que pensar então da proibição de entrada de várias dezenas de estudantes na conferência que o ainda primeiro-ministro deu no ISCSP, no passado dia 18? Apregoar a democracia e a liberdade é fácil, mas pô-las de facto em prática, parece ser algo que o governo se recusa a fazer. A liberdade de expressão para este governo é não existirem vozes dissonantes ao seu discurso austeritário.
Antes do “coelho sair da toca”, já a segurança atentava contra a liberdade dos estudantes, ao limitar-lhes o espaço atrás de umas baias e ao perguntar-nos se éramos alunos daquela faculdade, como se fosse crime utilizar o espaço público para um protesto.
Após o primeiro-ministro ter entrado, as portas do auditório foram bloqueadas pelo corpo de seguranças, impedindo os estudantes de entrar na conferência. No entanto, enquanto decorria a homilia para uma “sociedade civil” cada vez menor e mais elitista, os estudantes não arredaram pé das portas do auditório, exigindo uma Educação Pública Universal e Gratuita.
À saída, a maré de protestos galvanizou-se uma vez mais, e, ao tentar suster a onda de estudantes que subia a escadaria em perseguição do primeiro-ministro, uma estudante foi empurrada por um segurança. Repudiamos naturalmente este acto de violência bárbara e que poderia ter consequências bastante graves.

Eis no que a nossa “democracia” se tornou: um jogo de propaganda mentirosa, onde o povo precisa de gritar para ser ouvido, em que nos querem retirar o direito elementar à Educação, onde somos agredidos verbalmente mas também fisicamente por um Estado que devia representar o seu povo e não interesses económicos.

Não nos calarão e não desarmamos. Não passarão!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s