Debate “Pelo direito à Educação” – Manifesto do Artigo 74º

O colectivo Artigo 74º apresenta o seu manifesto para dar a conhecer a todos os estudantes aquilo por que lutamos e aquilo que acreditamos que deve ser o Ensino, a Educação e a Escola Pública.

Propomos uma discussão aberta com todos os estudantes sobre a temática do abandono escolar, que a todos nós diz respeito.
Mais de 100 estudantes já subscreveram o manifesto, com a convicção de que não nos podemos resignar na defesa dos nossos direitos.
Junta-te a nós neste debate!

 

“A pretexto da dívida, o Governo e a troika põem em prática um programa de destruição do Estado Social e a reconfiguração de toda a estrutura social. Este programa tem o seu reflexo direto na destruição do sistema de ensino público. A elitização do ensino faz-se sobrecarregando o orçamento das famílias com despesas em educação e através de uma desresponsabilização do Estado, que impõe cortes sucessivos na ação social.

Apesar de as famílias portuguesas terem rendimentos cada vez mais baixos, a propina nas universidades públicas portuguesas é a terceira mais alta da Europa. Ao mesmo tempo, milhares de estudantes veem as bolsas de ação social recusadas.

A consequência imediata destas medidas é a não conclusão do ensino dito obrigatório e o abandono massivo de estudantes do ensino superior. Bastaria um estudante fora do ensino para que a situação fosse intolerável.”

Excertos do manifesto “Pelo direito à Educação”Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s